Selo Gazeta Pará-minense
Logo Gazeta Pará-minense Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e imparcialidade,
desde 1984

Ano 42 - Nº 2102

19 de Dezembro de 2025

295ª MOSTRA GP: CERÂMICA

Eventos GP

19/12/2025
295ª MOSTRA GP: CERÂMICA

O artesanato em cerâmica é uma das expressões culturais mais antigas e representativas da humanidade. Feito a partir da argila natural, esse tipo de arte combina técnica, criatividade e tradição, transformando a matéria-prima em objetos que podem ser utilitários, decorativos ou simbólicos. O processo de produção envolve diversas etapas: modelagem, secagem, queima e acabamento. A modelagem pode ser feita manualmente, com o auxílio de ferramentas simples, ou por meio do torno de oleiro, indicado para peças mais simétricas, como vasos e tigelas. Há também a moldagem, usada quando se deseja produzir peças em série. Após, elas passam pela queima em forno, para adquirir maior resistência. O acabamento variará, de acordo com a intenção do artesão: natural, pintado à mão ou esmaltado. Entre os produtos mais comuns estão vasos, moringas, pratos, canecas, esculturas e luminárias, além de figuras culturais e religiosas que representam costumes e crenças. A reportagem GP convidou a ceramista Ângela Maria Lopes de Souza, 54, casada com Francis Eustáquio da Silva, sem filhos, residentes no bairro São Francisco, para expor na 294ª Mostra GP que ficará na recepção deste GP Jornal, nos meses de novembro e dezembro. Veja o que ela falou sobre o trabalho dela.

“Sou natural do Morro da Garça, no município de Curvelo/MG e hoje moro em Pará de Minas com meu marido e nosso cachorro chamado Chicó. Vejo a vida como um grande aprendizado, dou muito valor a família e às amizades verdadeiras, sou amante da natureza, apaixonada por minhas plantas e gosto muito de viajar e conhecer lugares novos. Também gosto de manter minha vida em equilíbrio. Para tanto, faço caminhadas ao ar livre, pilates, hidroginástica e outros exercícios físicos. Sou artesã e tenho um grande amor pela arte, fazendo pinturas em tecidos, biscuit, pinturas a guache, um pouco de crochê, mas a que mais gosto é a arte ceramista. Amo atividades manuais que me permitem expressar a minha criatividade,” revela Ângela.

QUANDO COMEÇOU? - “Comecei em 2022, quando fiz uma oficina de cerâmica e conheci o professor, artista João Batista Leite, e passei a frequentar as aulas dele com muita dedicação, procurando me aprimorar e desenvolver habilidades. Graças a Deus, hoje sou uma artesã. O meu marido e o João Batista são as pessoas que mais me inspiraram, incentivaram, me dando apoio, até hoje. Hoje sou ceramista e instrutora dessa arte. O material que uso é a argila (barro), quando faço artesanato em cerâmica (vasilhames decorativos e utilitários), me propondo a fazer coisas novas, indiferentemente do resultado final. Quanto mais detalhes coloca nas minhas peças mais demora o acabamento e resultado final. Sobre o preço, é de acordo com os trabalhos.”

ONDE VOCÊ JÁ EXPÔS? – “Já coloquei minhas obras nas seguintes exposições: * Fundação de Artes de Ouro Preto/Galeria Nello Nuno, * Centro de Arte Popular/BH, * secretaria de cultura e turismo de São João Del Rey/MG, * Casa da cultura local, * além de participação na exposição do professor e artesão Wagner Vasconcelos, no museu histórico. * Tenho ainda peças em exposição no Arte Mercado da escola de artes e ofícios Sica. * Para abril do ano que vem terei exposição de pintura no Estação Cultural, e * em agosto, exposição de cerâmica nesse mesmo local. Enfim, são ótimas experiências, inclusive em lugar turístico, visitadas por pessoas com diferentes formas de olhar e interpretar. Todas as experiências são muito válidas. Gostaria muito de fazer ainda mais exposições, ter novas experiências e novas oportunidades de expor a minha arte. A adesão da sociedade ao meu trabalho eu diria que foi bem sucedida, pois muitas pessoas adquiriram minhas obras. Aceito encomendas também, de acordo com a preferência do cliente.”

COMO ADQUIRIR? - “Podem procurar minha arte no mercado da escola de artes e também por meio dos fones 9 9144-9882 e whatsapp 9 9953-9882. Gostaria de dizer ainda que estar expondo na GAZETA é muito importante, uma grande oportunidade de mostrar, divulgar, ainda mais, o meu trabalho, para novos públicos. Inclusive, gostaria de agradecer a todos vocês da Equipe GP por esta oportunidade: obrigada!”

A ceramista Ângela de Souza, tendo ao fundo algumas das suas criativas obras que estão expostas na sede do GP Jornal: “Estar expondo na GAZETA é muito importante, uma grande oportunidade de mostrar, divulgar, ainda mais, meu trabalho, para novos públicos”