Alcance, credibilidade e imparcialidade,
desde 1984
Ano 42 - Nº 2128
25 de Junho de 2026
A prefeitura lançou na Estação Cultural o selo da Rota Turístico-Cultural Benjamim de Oliveira, projeto criado pelo vereador Gustavo Duarte, para preservar a memória desse pará-minense, o 1º palhaço negro do país, valorizar o patrimônio histórico e fortalecer o turismo local. Instituída em 2021 e ampliada em 2025, a iniciativa entra agora em uma nova fase. O selo simboliza a trajetória do artista, desde a sua comunidade de origem (Gorduras), até os palcos do país. No total, o percurso deverá ultrapassar 50KM, ligando as divisas com Mateus Leme/MG e Onça de Pitangui/MG. A reportagem GP conversou com o vereador Gustavo Duarte, autor desse importante projeto. Leia o resumo.
“Desde 2012 que nós sonhamos com essa rota, sob a antiga linha férrea, e hoje esse sonho se concretiza com o lançamento dessa marca que é apenas o 1º passo. Depois, será construída uma praça no povoado de Guardas, para ter essa referência do local de onde nasceu Benjamin de Oliveira. O caminho percorre uma região de mata muito bonita, com uma estradinha bucólica, onde há atrativos, como uma igreja de 1745, em ruínas, um pontilhão de ferro, as ruínas do engenho. Posteriormente, vamos fazer o tombamento para garantir para sempre a preservação desses locais, para as gerações do futuro. Junto, tudo isso coloca Pará de Minas de vez na Rota de Turismo do Estado de Minas Gerais,” comemora Gustavo.
O SELO – Veja agora, em resumo, o que disse à reportagem GP o criador da marca, designer e publicitário Pedro Barboza.
“Optei por fazer um selo e não uma marca, para ficar com um visual com uma aparência mais governamental, além de mais tradicional e menos moderna. Eu tentei conectar tudo ali, desde as cores, a tipografia e a simbologia dos elementos. Usei o bege, por causa da areia do caminho, o verde do local e o ouro, representando a trilha dos mineradores, além das ruínas da igreja e do próprio Benjamin, coletando toda essa simbologia, por meio de um ícone minimalista monocromático, para tentar representar toda a humildade e a grandeza que ele foi,” pontua Pedro.
EXEMPLO DE VIDA - A reportagem GP conversou com o secretário de Esporte, Lazer e Turismo Paulo Francisdale. Veja o resumo.
“É uma rota que vai ser usada pra corrida e caminhada e ela será levada para as escolas, para apresentar para os pará-minenses mirins a história que eles têm que valorizar. Fora isso, Benjamin é um bom exemplo de quem saiu de Pará de Minas muito novo e ganhou os palcos do mundo. Então, a ideia é levá-lo até os estudantes infantis, para transformar a nossa cidade, também por meio da cultura e do turismo,” profetiza Francisdale.
23KM - A reportagem GP conversou também com o diretor de Turismo, Hélio Andrade Melo Júnior. Confira o resumo.
“Aquilo que era sonho, que um dia foi para o papel, hoje está se tornando realidade. Agora, o nosso próximo passo é a sinalização da rota. Conseguimos arrecadar alguns recursos para fazer essas sinalizações daqui, da antiga estação ferroviária (atual Estação Cultural) até a divisa de Pará de Minas com Onça de Pitangui/MG, totalizando 23KM. Todo esse percurso será sinalizado, para que toda pessoa que chegue aqui consiga fazer o trajeto,” explica Juninho JR.
300 MIL REAIS - A reportagem GP conversou também com a deputada estadual Chiara Biondini. Veja o resumo.
“O que a gente quer fazer aqui é valorizar a história de Benjamin e fomentar a economia da cidade, a exemplo do que foi feito com o turismo religioso, na Itália. Eles me pediram trezentos mil reais para fazer a praça, como 1º passo e eu disse sim e Pará de Minas vai receber os recursos nossos, porque estamos juntos para ver essa rota brilhar,” promete Chiara.
O criador desse projeto, vereador Gustavo Duarte, durante o lançamento do Selo Rota Turístico-Cultural Benjamim de Oliveira, na Estação Cultural, e o competente designer e publicitário Pedro Barboza, que criou o selo oficial da Rota: importante mergulho na história